Construção Civil e tecnologia: como os robôs podem se tornar os principais agentes em obras | Blog - ATF - Aguiar Toledo & Frantz

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita, tornando a utilização. Ao clicar em Eu concordo, você consente com a utilização de cookies.

ENTENDI!

Construção Civil e tecnologia: como os robôs podem se tornar os principais agentes em obras

17/12/2018 17/12/2018

Que a tecnologia vem avançando a cada dia, já não é novidade para ninguém. Porém, conforme ela se torna cada vez mais presente na nossa vida, algumas questões podem começar a nos preocupar. Uma delas é até que ponto a tecnologia pode acabar tomando os trabalhos humanos.

Já existem robôs com tecnologias que permitem exercer diversas funções, com alta flexibilidade e destreza. E diferente das ações humanas, muitas destas tecnologias possuem indução ao erro em um nível muito menor quando comparadas à uma pessoa.

Como por exemplo, podemos pegar o Robô SAM 100, que é uma tecnologia 500% mais rápida que os humano. Ele possibilita que seja capaz de colocar cerca de 3.000 tijolos por dia, número muito maior quando comparado a cerca de 500 tijolos de um humano.

No Japão, essa é uma realidade muito próxima. De acordo com a Federação Japonesa de Construtores, até 2025, quase 1,3 milhões de trabalhadores sairão do setor da construção civil.

Assim, vemos os avanços tecnológicos cada vez mais entrando na nossas vidas, e até tomando conta de diversas funções. Esta é uma realidade que vem se aproximando não só na nossa vida pessoal, mas também, em diversos setores de serviços.

 

Saiba mais sobre construção civil